Um pouco sobre a Baixada...
Você conhece a região em que vive?
A Baixada Santista é um dos cenários mais antigos do Brasil. Sua localização próxima ao oceano facilitou a entrada dos europeus em nosso país e sua fixação em nossas terras.
O Litoral foi descoberto no início de 1502 e logo foi ocupado pelos europeus, que começaram a formar povoados e logo depois, vilas, como a de São Vicente, considerada a primeira do Brasil.
A Baixada é rica em história e entender sua importância para o Brasil é fundamental para compreender a realidade em que vivemos.
Fundações
São Vicente
22 de janeiro
de 1532
Cubatão
09 de abril
de 1833
Mongaguá
07 de dezembro
de 1959
Itanhaém
22 de abril
de 1532
Guarujá
02 de setembro
de 1893
Praia Grande
19 de janeiro de 1967
Santos
26 de janeiro
de 1546
Peruíbe
18 de fevereiro
de 1959
Bertioga
19 de maio
de 1991
Natureza
E para apresentar um pouco mais da região para vocês, não poderíamos deixar de falar da imensa biodiversidade da nossa Baixada Santista. São diversos ecossistemas e biomas presentes em nossa região. Como os Manguezais e a Mata Atlântica.
Por aqui, nós iremos te apresentar um pouco mais dos famosos "mangues'.
Os Manguezais
Os manguezais são uma das maiores riquezas naturais da nossa região. É um ecossistema costeiro, que ocupa cerca de 14.000 km² do litoral brasileiro e que possui fauna (grupo de animais) e flora (grupo de plantas) gigantescas!
Conhecidos popularmente como "mangues", embora esta palavra não seja a mais correta, já que mangue denomina a vegetação desse ecossistema, os manguezais são comuns em regiões onde há o encontro de mares e rios, por isso possuem uma água salobra, solos lamacentos e com alto teor de sal.
É nesse ambiente vivem diversos tipos de peixes, caranguejos, répteis, insetos, entre outras infinidades de espécies.
Muitas vezes tratados como sujos e sendo alvos de intensa poluição e degradação, os manguezais precisam da nossa ajuda para que toda sua vida não seja perdida! Por isso, resolvemos trazer um pouco dessa beleza natural, tão presente em nossa região, para você, pequeno explorador! Para que desde pequeno, cuide de nossas riquezas!
Bom passeio!