
O berço da nação brasileira
Em 22 de janeiro de 1532, uma pequena frota de navios portugueses ancorou em uma ilha do litoral brasileiro. A bordo, estava Martim Afonso de Sousa, um militar e administrador colonial que havia sido enviado pelo rei de Portugal para estabelecer uma base rumo a colonização do Brasil.
A ilha, que já havia sido descoberta na expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, foi batizada em homenagem a São Vicente Mártir. Martim Afonso de Sousa fundou ali a primeira vila permanente do Brasil, a Vila de São Vicente.


A vila foi um marco importantíssimo na história do Brasil! Foi a partir dela que se iniciou a colonização portuguesa na América.
São Vicente, também é chamada de berço da democracia, pois, pela importância estratégica do local, Martim Afonso coordenou, em agosto de 1532, as primeiras eleições populares das três Américas, instalando a primeira Câmara de Vereadores do continente.

A vila de São Vicente se desenvolveu rapidamente e se tornou um importante centro econômico e cultural no Brasil colonial. Foi o principal porto de exportação do açúcar e de outros produtos coloniais. Além disso, foi um importante centro de produção cultural, com a construção de igrejas, conventos e escolas.

Atualmente, a cidade é um importante centro comercial e turístico, atraindo visitantes interessados em conhecer sua história, praias e centro econômico.
E você, já conhece a primeira Vila do Brasil?
