Conheça as figuras históricas que marcaram a Região.
Patrícia Galvão
Fonte: E-biografia e Mundo Educação
Nascida em 09 de junho de 1910, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Patrícia Rehder Galvão (conhecida como Pagu), foi uma importante escritora, poetisa, desenhista, jornalista e militante comunista da política brasileira.
Ela foi considerada musa do Movimento Modernista, apesar de não ter participado da Semana de Arte Moderna. Casou-se com Oswald de Andrade (escritor modernista brasileiro) em 1930 e, posteriormente, com Geraldo Ferraz (também jornalista), com quem ficou até seus últimos dias de vida. Pagu foi a primeira presa política da história do Brasil, após participar da Greve dos Estivadores, em Santos. Ela também já ficou presa na França e ao retornar ao Brasil, enquanto exercia sua atividade jornalística.
Suas obras contribuíram para a luta dos direitos das mulheres, com a conscientização sobre as questões de gênero e classe, além da visibilidade para a cultura local na região da Baixada Santista, já que a escritora se mudou para a cidade de Santos. Ela faleceu em 12 de dezembro de 1962, aos 52 anos, em decorrência de um câncer de pulmão.
Pagu deixou um incrível legado por seu pioneirismo na luta por igualdade de gênero e justiça social no Brasil. A história de sua vida já foi retratada em filmes, obras literárias, cenas teatrais e até canções!