top of page
figuraças banner.gif

Conheça as figuras históricas que marcaram a Região.

Padre Anchieta

Fonte: Brasil Escola e G1

Nascido em 19 de março de 1534, na cidade de Tenerife, Ilhas Canárias, José de Anchieta foi um importante padre jesuíta, que introduziu o teatro e a poesia na literatura brasileira. Chegou ao Brasil em 1553, numa missão junto aos colonizadores portugueses, para ajudar na doutrinação dos índios, e foi um dos integrantes da ordem religiosa católica conhecida como Companhia de Jesus.


Ele tinha grande interesse em aprender a língua dos nativos, e, como também era um escritor, desenvolveu diversas obras em tupi-guarani, o que ajudou na divulgação da fé cristã entre os nativos, com a “preservação” de sua cultura. Padre Anchieta criou um verdadeiro sistema educacional! Percorreu todo o território colonial em missões jesuítas, fundou o colégio da Vila de São Paulo, e foi o responsável pela catequização de centenas de índios. Era um dos poucos europeus a se interessar de fato pelos povos brasileiros, e pode ser considerado também o primeiro “repórter” de natureza do Brasil, já que muitas de suas cartas descreviam plantas, animais e as incríveis paisagens da nossa Mata Atlântica!


Padre José de Anchieta faleceu no dia 09 de junho de 1597, na então capitania do Espírito Santo. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1980 e, em 2014, o papa Francisco oficializou sua canonização, tornando-o o terceiro santo brasileiro da Igreja Católica.

bottom of page