
O Forte São João é um dos mais importantes monumentos históricos de Bertioga. Foi construído em 1532 pelos portugueses e se estabeleceu como ponto militar para ataque e defesa da ocupação portuguesa, seja contra a população indígena tupinambá, que vivia no local ou contra outros invasores europeus, sendo a primeira fortificação erguida no Brasil.
A primeira versão do forte era feita de estacas de madeira, mas logo foi reconstruída em pedra e cal. Em 1751, foi demolido e reconstruído novamente, dessa vez com 250 metros quadrados.
O forte passou por diversas reformas ao longo dos anos, para sua ampliação e restauração. Também serviu como quartel durante a Segunda Guerra Mundial e abrigou o Museu João Ramalho.

Fonte: Imagem retirada do site Viagem Lado B.

Hoje, a construção abriga diversos objetos históricos, como uma armadura medieval, espadas, espingardas, coletes e capacetes de metal e canhões de murada. Também abriga a Carta de Batismo do Padre José de Anchieta e os Votos Solenes de Anchieta e Manoel da Nóbrega (padre que ensina o catolicismo aos índios).
O forte fica localizado na barra de Bertioga, e é um importante símbolo da história e da cultura local, além de ser um destino imperdível para os amantes da história!

Endereço: Forte São João de Bertioga - Av. Vicente de Carvalho, s/n - Centro - Bertioga (SP).